sábado, 22 de maio de 2010

A Promessa do Espírito Santo

No texto do Evangelho de João 14: 8-17 encontramos algumas das últimas palavras de Jesus a seus discípulos antes da sua partida para junto do Pai. “Após afirmar ser “o caminho, a verdade e vida” e que, Nele, encontramos a face de Deus – “Eu e o Pai somos um”, Jesus promete ser a Presença viva de Deus na existência cotidiana de todo aquele que lhe segue no Caminho – ‘...aquele que crer em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai (v.12) ...E tudo que pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho (v13) ...Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei( v 14)...Ele vos dará outro Consolador (v16) ...Não vos deixarei órfãos... (v18).”
Jesus ainda nos ensina que a presença viva de Deus acontece como consciência na vida daqueles que andam no amor que, invariavelmente, revela-se na obediência – “aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.” ( v21). Não que a presença de Deus só se manifeste após a obediência. Ele é fiel, e mesmo que sejamos infiéis, ele não pode negar a si mesmo. A questão é que a obediência nos faz sensíveis a presença amorosa de Deus. É por isso que só quem perdoa sabe que foi perdoado; só quem ama o próximo sabe ser amado por Deus. Somente aqueles que caminham no amor-obediência a Deus experimentam no dia-a-dia a presença viva do amor de Deus.
Jesus nos garante que sua presença viva é fielmente manifestada na pessoa do Espírito Santo, o Consolador – “ E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador...o Espírito da verdade”. O Espírito Santo é o sim de Deus que, de uma vez por todas, declara que somos filhos adotados com amor eterno. O Espírito Santo intercede por nós, vive em nosso ajuntamento – “ habita convosco ” - e em nosso interior – “ estarás em vós”.
Deus concedeu o dom do Espírito Santo a todos os que foram feitos filhos de Deus mediante a fé em Cristo. Louvemos a Deus por tamanha graça!
Em Cristo, Júlio Marçal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário