sexta-feira, 16 de abril de 2010

A Mensagem da Cruz - Graça

A segunda palavra que Jesus disse na cruz está em Lucas 23:43 - “Em verdade te digo, que hoje estarás comigo no paraíso.”
Nosso Senhor Jesus foi crucificado entre dois ladrões. Um deles reconheceu que estava morrendo porque merecia, e que Jesus era inocente. Ele virou-se para o Senhor e disse: "Jesus, lembra-Te de mim quando vieres no teu reino " . (v 42). Isso não é maravilhoso? Este ladrão que estava sendo crucificado reconheceu a majestade de Jesus. A cruz não lhe falou de derrota! No Cristo Crucificado ele vê a possibilidade de alcançar um favor jamais merecido!
Jesus lhe responde: “ Ainda hoje estarás comigo no Paraíso. Em outras palavras, o Senhor disse: "Você está perdoado, você está salvo, você está redimido."
Na cruz a primeira palavra de Cristo foi ao Pai: "Perdoa-lhes." A segunda palavra foi dirigida ao pecador: "estás perdoado." Que Graça! Esse ladrão não merecia nada. Ele tinha feito tanto mau. Mesmo aos olhos da sociedade ele merecia ser lançado fora e ele sabia disso. Ele merecia isso. Contudo, nosso Senhor Jesus deu a Sua Graça àquele ladrão e disse: " Hoje estarás comigo no paraíso."
Graça é o nome que a Bíblia dá ao movimento do coração de Deus. Ou seja, é com base em sua graça que Deus se move em nossa direção ao nos ofertar amor sem que antes tenhamos feito ou demonstrado algum merecimento. Ele sabe de nossa incapacidade; sabe que somos merecedores de juízo; sabe que até os nossos mais belos atos de justiça carregam a mancha do pecado. Ele primeiramente vem ao nosso e nos estende seus braços de amor. Pela graça sois salvos, é o grito de Paulo, o apóstolo.
Temos recebido graça sobre graça. Graça é algo dado de graça. Não é dada a você porque você merece, porque você é digno, porque você fez alguma coisa para merecê-la, para ganha-la, não, a graça depende de quem está dando. Nosso Senhor Jesus na cruz estendeu sua graça ao ladrão.
Já que temos um Deus de tanta graça, não devemos ter a mesma disposição mental que nosso Senhor Jesus teve? Não devemos ser um povo gracioso, que dá graça a outras pessoas?
Já vimos que a cruz não foi só um fato na história. A cruz é um caminho a ser seguido. Andemos como manifestação ambulante da graça de Deus. Que na prática do bem, na generosidade e no perdão se manifeste a graça de Deus em nossas vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário